segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Besouro Elefante Megasoma no Paraná

Olá César! Tudo bom? Encontrei este Besourão roendo a casca de uma árvore, ficou uns 2 dias inteiros no mesmo local. Encontrado em Morretes - PR, Mata Atlântica. É um bicho grande, cerca de 6cm de comprimento ou mais. Se precisar, tenho fotos de outros ângulos dele. Muito obrigada pela atenção! Abraços
Estela Yamamoto.
Estela, seria muito bom termos imagens dele por mais ângulos, mas este deve ser macho de besouro-elefante Megasoma sp. (Scarabaeidae: Dynastinae: Dynastini) e pelos dados em Antunes, Eston & Santos (2007), a única espécie com ocorrência no Paraná é M. anubis, embora me pareça possível a ocorrência de M. gyas gyas, que parece ser bem mais raro.

Estela: Obrigada César! Pelas descrições que encontrei é Megasoma mesmo, mas não descobri como diferenciar o M. anubis de M. gyas rsrs. Veja se estes ângulos te ajudam a identificar. Se precisar de mais zoom, ou algum ângulo específico, me avise que posso te mandar mais fotos. Valeu!

Cesar: Resposta semelhante, é bom termos mais ângulos, especialmente uma vista bem dorsal, mas este é de fato M. anubis, encontrei a chave, Moore 2007, o chifre do tórax de M. gyas é estreito, como visto no exemplar baiano do Juarez. O que confunde e havia tornado difícil, é que o exemplar do link que eu usei parece errado, estas são imagens seguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário