domingo, 6 de janeiro de 2019

Lagartas de São Paulo

Olá Cesar

Viajei para Amparo, SP, e fotografei estas lagartas consegue me ajudar a identifica-las? O local é cercado por mata atlântica e bem úmida com algumas corredeiras cortando o local.
Victor Alquimim.
A primeira, muito bonita, eu cheguei em Lycorea ilione (Nymphalidae: Danainae: Danaini/Euploeini). As que seguem, sabe dizer a planta hospedeira de alguma? A princípio, creio que são todas Erebidae: Arctiinae, são difíceis e, com muitas espécies, está cada vez mais difícil poder pesquisar uma por uma.

Victor: A de cabeça laranja estava pendurada em meio a brotos de bambu, encontrei outra perambulando em cima de uma pedra com bastante musgo proximo aos brotos. A corredeira estava a uns 20 metros.

A preta e cinza eu a vi em varia plantas, esta foi achada logo abaixo de uma goiabeira. Tambem achei outra no chao andando perto de varios daqueles "cooquinhos" laranja que haviam caido da arvore. Haviam outras arvores mas n sei dizer se vieram delas.

A preta e vermelha estava na beirada de um barranco com muitas arvores acima, não sei destinguir de qual ela deveria estar, essas arvores eram de mata fechada. Este local tambem estava a uns 20 metros da corredeira.

Cesar: A segunda eu ainda não tenho palpite. A terceira deve ser Apistosia judas (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini), elas sempre parecem dispersas, não associadas a uma planta específica, provavelmente por que se alimenta de líquens, ou talvez, musgos. Eu já achava semelhante, mas com poucas cerdas, porém BoldSystems tem diversas imagens semelhantes. A quarta, eu acho que pode ser uma Spilosoma (Spilosomini/Arctiini: Spilosomina), mas esta é muito difícil ter alguma certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário