quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Guinyanma no Japão

Olá Cesar!

Gostaria de registrar no Insetologia a beleza desta grande libélula (Anax parthenope) e que ocorre no Japão, onde resido atualmente.

É comum e durante o verão essa é uma das espécies que frequentemente encontramos sobrevoando os arrozais alagadiços e parques. Embora muitas outras libélulas existam, essa espécie sempre se destaca em relação às outras por causa de seu tamanho.

É sem dúvidas a maior espécie que já vi até o momento. Em japonês, libélula se diz "tonbo" (トンボ), mas essa espécie em particular é chamada pelos japoneses de "guinyanma" (ギンヤンマ).

Como outras pessoas do Japão já comentaram aqui, este é um país que dedica uma atenção especial aos insetos. É realmente muito legal o modo como eles estão inseridos na cultura daqui.

Numa outra oportunidade, se achar interessante, posso comentar um pouco sobre as coisas que me impressionaram, sendo eu um admirador de insetos, aqui no Japão.

Abraços!
Bruno P. Ramos.
Há quanto tempo, Bruno! Acrescento a taxonomia Aeshnidae: Aeshninae: Anacini e que o bicho é macho. Nós temos o gênero Anax no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário