sábado, 8 de dezembro de 2018

Ninfa de Percevejo em Santa Catarina

Boa tarde, César!
Sou de São José /SC, minha casa está sendo invadida por algum tipo de inceto, aparecem principalmente a noite, as vezes os vejo caminhando ou mortos pelos cantos da casa, já faz umas 3 semanas.
Tenho a impressão de que quando eles morrem soltam um cheiro meio adocicado. Tenho umas picadas pelo corpo, mas não sei se é deles ou mosquito, gera muita coceira na área da picada. Me ajuda a identificar? Por favor! Não acho em lugar nenhum. Obrigado.
Guilherme Henrique.
Guilherme, esta é uma ninfa, um filhotinho, de algum percevejo da superfamília Pentatomoidea, imaturos são difíceis, precisaria ver com mais nitidez, pode até ser maria-fedida da família Pentatomidae, mas eu acho que é um percevejo-preto da família Cydnidae. Você pode coletá-los vivos e soltá-los onde houver mato, a maioria é fossorial, escavadora.  É estranho que estejam aparecendo já a uma semana, por que as ninfas não voam, provavelmente a mãe entrou em casa atraída por iluminação artificial, podem nascer, mas não viver em ambiente doméstico, não são responsáveis pelas picadas, se alimentam apenas de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário