quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Mariposas Herminiíneas no Uruguai

Olá, Cesar, tudo bem? Não sei se coloquei no lugar certo este pedido de identificação. Peço desculpas pela má qualidade das fotos, foi impossível obter fotos mais nítidas por causa do fortíssimo vento das noites de 20 e 21 do mês passado. Talvez estas mariposas sejam pouco distintas para serem identificadas, mas chamaram-me a atenção as antenas de uma delas, e os imensos olhos e o penacho ou crista da outra. Mesmo com a indicação do gênero delas, eu já ficaria feliz. Muito obrigada desde já!
María Luisa Rodríguez de Balneario Las Toscas, Dpto.Canelones, Uruguai.

Temos aqui mariposas da família Erebidae. A primeira, Lascoria sp. (Herminiinae), o melhor que consegui de referência para ter uma ideia da fauna são exemplares coletados em Santa Catarina em Specht Silva & Link (2004), onde temos L. alucitalis, L. barbaralis e L. orneodalis, tenho preferência pela primeira, mas todas são semelhantes. A segunda, por enquanto, acho que dá pra dar uma certeza na mesma subfamília, pois há espécies com este adorno nas antenas e me chama a atenção pela semelhança as Tetanolita spp., o mesmo artigo cita T. borgesalis em SC, da qual não vejo imagens disponíveis.

Acabo de notar que algumas fontes dão o nome da subfamília Hermeniinae e eu tenho seguido esta grafia no Insetologia, mas aparentemente o correto é Herminiinae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário