sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Lagartas em Minas Gerais

Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site! Algumas dessas lagartas apareceram aqui na roça de meu tio que fica no interior do sudeste mineiro. Gostaria de ajuda para identifica-las, e principalmente saber se são venenosa. Alias, há alguma forma de saber só "de olhar" se o tipo de lagarta é venenosa? o mais próximo que encontrei na internet sobre essas perguntas foi nessa publicação, por isso peço ajuda hehe.

Abraços
Matheus Resende.
Matheus, animais venenosos, de modo geral, são animais que não podemos comer, pois causam envenenamento, geralmente isto ocorre com lagartas que se alimentam de plantas tóxicas. Lagartas de importância médica normalmente são ditos peçonhentos, mas eu prefiro chamá-las apenas urticantes, pois se trata de uma defesa passiva. Para reconhecer apenas ao olhar se elas se tratam de larvas urticante, é preciso conhecer quais grupos produzem larvas assim e saber reconhecê-los. Ainda assim, sempre haverá dúvidas com algumas, quanto mais se procurar conhecer, melhor.

Não há muita nitidez nas lagartas, eu gostaria de saber se você conhece a planta hospedeira, esta é a melhor forma de se determinar as espécies de lagartas.

Obrigado, Matheus.

Atualização Jul/2021 - Jefferson Coelho: A trepadeira pode ser alguma espécie de Gouania (Rhamnaceae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário