quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Colêmbolo Paronelídeo no Rio de Janeiro

Olá! Por favor me diga que inseto é este? Como posso combatê-lo? Esta pela minha casa toda... ele é minusculo...
(...)
Sou do Rio de Janeiro. Vou tentar tirar uma foto melhor. Ele está por toda parte do quintal e sacola de brinquedos... ainda nao chegou nos meu livros. Chegou na minha cozinha... eles aparecem no cair da tarde.. São velozes e aparentam ter de 1mm a 4mm.
Alessandra Sena.
Alessandra, eu havia dito que parece um colêmbolo, mas desconheço colêmbolos com antenas tão grandes, mas encontrei representantes assim em duas famílias:

Família Tomoceridae (Entomobryomorpha). Embora pareça haver desconhecimento de tomocerídeos no Brasil (Culik &; Zeppelini, 2003), Baretta et al. (2008) mostra que foram coletados exemplares em São Paulo, não identificando além da família.

Família  Paronellidae (Entomobryomorpha): Esta é mais condizente morfologicamente, muitos da subfamília Paronellinae produz indivíduos assim e estes são bem conhecidos no Brasil, descartando os menos prováveis, temos Campylothorax, Paronellides Salina

Em casa, eles podem estar associados principalmente a mofo, umidade, vasos de planta encharcados, ou matéria vegetal em decomposição  por perto. Temos também um caso em caixa-d'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário