sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Ataque de Vespas Protonectarina em Minas Gerais

Olá Cesar, beleza? Bom, desta vez eu envio um inseto morto, mas morte necessária porque este bichinho atacou eu e minha esposa numa mata. Vieram centenas furiosos em cima da gente. O jeito foi correr, mas minha esposa tomou umas 20 picadas e eu umas 6.É uma picada com dor local, mas constante e intensa como uma queimadura, mas inchou muito pouco. Eles agarraram no cabelo dela e picaram a cabeça e orelha. Peguei um exemplar que tirei do cabelo dela e mandei as fotos. Quem é esse pilantrinha? Vespa ou Marimbondo?
Grato,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Pra mim, marimbondo, caba, é sinônimo de vespa social, de modo que ela é as três coisas. Muita gente ainda, considera vespa e marimbondo sinônimos, social ou não. Me parece que vocês foram atacados pelo exu, enxu ou inxu Protonectarina sylveirae (Vespidae: Polistinae: Epiponini). Silva, Noll & Castro (2018) dizem que:
Protonectarina sylveirae (Saussure) é a única espécie do gênero Protonectarina Ducke, e essas vespas agressivas formam colônias grandes e populosas, que constroem ninhos arbóreos muito grandes e duradouros, geralmente suspensos em um ramo. As colônias armazenam considerável quantidade de néctar, uma característica incomum entre as vespas.
Apesar desta informação, creio que o famoso mel de enxu é produzido por uma outra espécie, com o mesmo nome popular. A Alice está bem?

Bruno C. Barbosa: Oi gente

Temos uma conterrâneo postando, TB sou de Juiz de Fora hehehe

Realmente se trata de uma Protonectarina sylveirae, são bem agressivas perto de suas colônias que provavelmente foi o caso.

(...)

Pelo numero pequeno de ferroadas, acredito que vcs passaram perto do ninho, algum cheiro fez que só algumas ficassem agitadas ao ponto de atacar vcs.

Se tivessem esbarrado nelas, seriam muito mais ferroadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário