quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Mariposas e Besouro no Mato Grosso do Sul

Bom dia Cesar!! tenho mais uma mariposa para ID! Ribas do Rio Pardo-MS. obrigado!!
Maria Fachini Agostinho.

A mariposa me parece uma Paracles sp. (Erebidae: Arctiinae: Arctiini: Arctiina). Não encontro uma que combine, mas há uma razoavelmente semelhante em PyBio identificada como P. cf. reversa. Mas me impressiona mais que ela o besouro em sua asa, me parece algo semelhante a uma Colaspis sp. (Chrysomelidae: Eumolpinae), mas estes besouros chegam a quase um centímetro, qual o tamanho destes dois insetos? Ou um é muito maior do que espero, ou o outro muito menor.

Maria: Boa noite Cesar!! então quem fez essa foto ,foi minha filha com celular, lá fzda! Segundo ela o besouro é bem pequeno,uns 2mm, e havia vários no local!! Tenho uma foto, onde o besouro aparece e acho nela dá prá saber a dimensão dos mesmo!
Cesar: Uau, quanto inseto junto nós temos agora, não posso usar todos os marcadores pra eles. Esta mariposa deve ser Eumorpha analis (Sphingidae: Macroglossinae: Macroglossini), mas é muito difícil separar de Eumorpha satellitia excessus, que quase não tem imagens disponíveis. A asa dianteira desta mariposa tem uma média de 55 mm, o que na minha regra de três deu uns 8,7 mm para o besouro, totalmente condizente com meu quase um centímetro. Mas isso quer dizer que a primeira mariposa é maior, ou pelo menos de tamanho semelhante ao da segunda?! Eu acho que vamos precisar de uma outra identificação para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário