sábado, 13 de outubro de 2018

Lagarta Rekoa em Santa Catarina

Olá Cesar, encontrei hoje a responsável por podar as pétalas de Gazânia. Já tinha encontrado outra tempos atrás na parte de baixo das flores, e uma flor podada numa outra ocasião, agora encontrei a prova.
Airton Adami de Florianópolis, Santa Catarina.
Olá mais uma vez, Airton, deve ser uma Rekoa sp. (Lycaenidae: Theclinae: Eumaeini) também, mas eu achei as projeções no corpo dela maiores que os de R. marius e também acho que ela não ocorre em Santa Catarina. Embora Silva et al. (2014a) mostre uma R. marius semelhante, o mesmo artigo mostra também R. palegon, mais semelhante e que parece ser um melhor palpite para o Sul do Brasil. Só não encontrei nenhum registro de licenídeos nesta planta, mas encontrei registro da espécie em diversas asteráceas em artigo de alguns dos mesmos autores, Silva et al. (2014b), que diz:
A ocorrência de Rekoa palegon nas inflorescências de diversas espécies de Asteraceae confirma as observações de Robbins (1991a) e Monteiro (1991) referentes a esta família de plantas. Monteiro (1990) observou que a reprodução de R. palegon se concentrou em abril e junho, o que coincide com a floração de suas principais plantas hospedeiras em áreas de restinga (?) do Rio de Janeiro.
Airton: Não sei se a informação te ajuda, a foto da lagarta embaixo da flor (com chuva) é de 09 de agosto. A flor devorada é de 29 de setembro e a foto da lagarta comendo as pétalas é de 12 de outubro, após ter chovido à noite e nota-se que ela come a parte mais úmida das pétalas que ainda não secaram, diferente da flor anterior onde foram devoradas as pontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário