quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Coleobrocas e Ninfas de Percevejo no Rio de Janeiro

Peço, por favor, a ajuda de vocês para identificar os insetos a seguir. Moro em um apartamento na cidade do Rio de Janeiro. Há algum tempo comecei a perceber um pozinho no armário embaixo da pia do banheiro e uns furinhos na madeira. Aí encontrei o inseto da primeira foto e, com a ajuda do Insetologia, identifiquei como broca de madeira (podem confirmar?). 

Aí, apliquei, por conta própria, um veneno no armário e, pra minha surpresa, no dia seguinte, encontrei vários insetos da segunda foto (que eu não tinha visto antes!) mortos do lado de fora do banheiro. 

Que insetos são estes da segunda foto? Estão relacionados com as brocas de madeira? Estou muito preocupado, pois já encontrei furinhos também em uma porta e em dois portais de madeira! Posso ter uma infestação de vários tipos de insetos no apartamento? O que faço? Obrigado!
Vinícius Gabriel Macedo Cruz.
Parece que você conseguiu identificar ambos, Vinícius, o primeiro é uma coleobroca, mas não consigo ter certeza de qual, pois sem ver detalhes mínimos, Bostrichidae (mais provável) e os curculionídeos Platypodinae e Scolytinae são muito semelhantes. Ferreira (2016) mostra como os três grupos podem atacar uma mesma espécie.

Já o segundo, você fez o pedido em postagem de ninfas de percevejo, provavelmente Coreidae, são isto mesmo, eles não podem infestar residências. É comum nascerem dentro de casa, provavelmente a mãe entra atraída por iluminação artificial, mas eles não podem sobreviver em ambiente doméstico.

Não pude usar todos os marcadores para esta postagem, pois ultrapassa 200 caracteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário