sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ninfa de Esperança-Líquen no Rio de Janeiro

Cesar

Gostaria de pedir sua ajuda também na ID deste inseto que fotografei em Teresópolis. Já postei em grupos de facebook e ninguém sabe a sp.

Desde já, muito obrigado.

Abraço

Fiorito, só o que consigo dizer aqui é que é uma ninfa fêmea de esperança do grupo Markia (Tettigoniidae: Phaneropterinae: Dysoniini). De todos os que vejo imagens, o chifre de Apolinaria ainda é o que mais combina, só que este gênero não deve ocorrer no Sudeste e lhe faltem espinhos nas pernas. Pelo que eu consegui correr a chave em Rehn (1890), ainda sobrariam Machima e Machimoides, só que as imagens destes, pra mim não combinam. Não vez não se possa tentar fazê-lo com uma ninfa.

Fiorito: Recebi a seguinte ajuda do Phillip Engelking:

"Trata-se de uma esperança líquen da tribo Dysoniini. É uma fêmea em penultimo ínstar.

Esta moça está entre o grupo de gêneros Markia, com dois gêneros ocorrentes nesta região que voce registrou: Machima e Machimoides. São gêneros bem próximos morfologicamente, e não existe muita literatura sobre o gupo para podermos comparar as sinapomorfias entre eles.

Em uma pesquisa rápida, eu não encontrei nenhuma foto de espécimes com tantas ornamentações nas pernas traseiras como o seu, nem com a ornamentação da cabeça tão proeminente. E como o exemplar fotografado não está adulto, isso dificulta a ID também...

Meu palpite fica em Machima sp. (talvez uma espécie nova..)

Apenas uma observação, este grupo é o unico entre os orthopteros que se alimenta especificamente de líquens..

Nenhum comentário:

Postar um comentário