quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Mariposa Agylla em Santa Catarina

Cesar, to entre Agylla sp. e Rupela sp.. Saberia qual? Eu vi que a Agylla argentifera, Agylla nivea (mais parecida), Agylla asra lembram muito mas não sei a distribuição. Rupela também não sei e lembra menos por causa dos cabelinhos no tórax. Só que esses cabelinhos estão ausentes em alguns indivíduos. Santa Catarina, Benedito Novo.
Oscar.
Comentando uma por uma do que vejo das espécies citadas, Agylla parece ter umas treze espécies no Brasil, e as muitas espécies são semelhantes, por aí, eu já não arriscaria espécie neste gênero.

A. argentifera parece ser a mais bem distribuída, deve ser a mais comum, se vê manchas escuras no tórax e junto à margem interna do primeiro par de asas. Pra mim, tudo confere até aí, só tenho problema por não ver o alaranjado na margem costal, pernas e antenas, embora pareça haver variação, o indivíduo 11 em BoldSystems não tem a margem laranja.

Em A.  nivea, eu já não vejo nem sombra destas manchas escuras, o problema do alaranjado é o mesmo.

A. asra parece não ocorrer no Brasil, se ocorrer deve ser bem ao norte. E em geral, parece ter uma coloração bem mais suja. Rupela eu acho que pode ser morfologicamente descartada com segurança.

Agylla sp. (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini) eu acho que está certo, A. argentifera meu melhor palpite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário