terça-feira, 11 de setembro de 2018

Borboletas Hesperiídeas do Uruguai

Olá, Cesar! Desta vez, vou fazer um pedido diferente: você poderia, por gentileza, conferir se as identificações que eu acho que fiz, procurando imagens no Butterflies of America, é correta? Eu queria ter a id. de duas borboletinhas Hesperiídeas, e comecei a ver imagens dos gêneros e espécies que ocorrem no Brasil, na Argentina e eventualmente no Uruguai. Lá no lugar 60, creio que achei a primeira: Aguna asander asander (Hesperiidae: Pyrginae: Eudamini). E depois de ver 1.082 imagens, creio que achei a segunda: Thespieus xarina (Hesperiinae: Hesperiini). Passei a noite toda conferindo imagens! Fecho os olhos, e mesmo assim vejo dançar centenas de borboletas, como num caleidoscópio! Nossa! Se é assim que você procura, Cesar, juro que não lhe peço mais nenhuma identificação! 
Enfim, aqui estão as fotos. Fico, como sempre, muito obrigada!
María Luisa Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
Analisando bem o texto, acho que devo dizer não, não é assim que eu procuro. E tenho a impressão de que o efeito foi bastante agradável!

Apesar de A. asander não constar na lista de Bentancur-Viglione (2009), as duas identificações me parecem corretas, nenhuma das outras espécies dos gêneros combinam bem com elas. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário