sábado, 25 de agosto de 2018

Oviposição de Cigarrinha em São Paulo

Oi, Cesar!
Você tem razão, são dois besouros (esqueci que as marias são percevejos, desculpa). 
Por conta dessa minha confusão, vou postar só um hoje.
A foto é do dia 21, eu estava fotografando uma Acacia podalyriifolia ou mimosa e reparei em um bicho. Ele estava imóvel de cabeça para baixo, mas depois de alguns segundos, começou a soltar uma espécie de 'algodão' pelo traseiro (acho), depois ficou afofando isso com as patas de trás e depois saiu voando. O bicho também não prima pela formosura, e eu não tenho idéia do que ele seja, então aqui estão as fotos. Desde já, agradeço pelas identificações e desculpa de novo pela confusão.
Caterina Helena Marcopoulos de São Paulo, capital.
Meu problema ali, quando comentei, foi apenas com a contagem, pelo fato de que me pareciam três, não dois besouros; com ou sem os percevejos, não davam quatro.

Esta é uma fêmea de cigarrinha da tribo Proconiini (Cicadellidae: Cicadellinae), com dúvida de qual, mas me parece Molomea sp. Este "algodão", tanto na folha como nas asas se chama brocossomos, que são lipoproteínas usadas para proteger os ovos, característica única dos cicadelídeos. Alguns trabalhos sobre o assunto são Azevedo Filho et al. (2008)Azevedo Filho, Eberhardt & Severo (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário