domingo, 5 de agosto de 2018

Moscas Megaselia na Bahia

Bom dia! Esses insetos foram observados em grande quantidade num prédio comercial em Salvador/BA. Aparecem em todos os pavimentos do edifício, que tem 4 andares, com maior intensidade no térreo, principalmente em uma passagem subterrânea de fiação elétrica (local escuro e com certa umidade). Externamente a esse local tem uma obra em andamento. Parecem drosofilídeos, mas quando sentem alguma aproximação não voam imediatamente, preferindo assim caminhar pela superfície... e eles caminham rapidamente.
Dhiego Herculano.
Olá mais uma vez, Dhiego. Não há informação visual suficiente pra dar toda a certeza, mas tudo indica que se trata de Megaselia scalaris (Phoridae: Metopininae); o padrão que elas costumam andar é alternando entre andar rapidamente uma distância e parar. De acordo com BugGuide:
Larvas vivem em uma variedade de habitats: matéria orgânica em decomposição úmida, animal ou vegetal, filtros sanitários, lodo de encanamento de esgoto, e latas de lixo em banheiros públicos e residências, culturas em laboratório de Drosophila, frutas frescas ou fermentadas e, às vezes, em feridas externas ou na trato digestivo de animais, incluindo humanos. As larvas exibem um comportamento único de ingestão de ar quando expostas a poças de líquido; o ar engolido permite que elas flutuem e possam evitar o afogamento durante as condições de inundação em seu habitat normal.
Além de moscas-do-vinagre, Costa et al. (2007) diz que elas também já foram relatadas em colônias de barbeiros, as descrevendo como "cosmopolita, sinantrópica e eclética quanto aos seus hábitos alimentares, tendo sido descrita como detritívora, parasita, parasita facultativa e parasitoide". Alcaine-Colet & Jimenez-Guri (2015) informa relatos de que já foram encontradas inclusive em tinta líquida e graxa de sapato. Testando esta possibilidade, não obtiveram sucesso em concluir o ciclo de vida delas neste tipo de material, mas conseguiram obtê-lo em massa de modelar. Andreotti et al. (2003) fala de sua associação com carrapato bovino,

Nenhum comentário:

Postar um comentário