segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Agregação de Moscas Zygothrica em São Paulo

Saudações Cesar.
Olha que interessante, fotografei esses insetos numa Floresta em Cajuru/SP.
Estão agregados neste cogumelo.
Seriam mosquitos??? Olha o de chifre que interessante.
Forte abraço.

Marquinhos.
Marcos Cesar Campis de Morrro Agudo, São Paulo.
Eu os chamaria de moscas, mas não faz muita diferença. Eu conhecia alguns grupos de Diptera que possuem olhos projetados lateralmente (1, 2, 3), mas estas não pareciam pertencer a nenhum deles. Como eu creio que todas são aparentadas, pertencendo à mesma família, talvez poucas espécies, apresentando dimorfismo sexual, o único lugar que cheguei foi o seguinte: O registro mais semelhante que encontrei está identificado como Drosophila (Drosophilidae: Drosophilinae: Drosophilini). Dentro deste grupo, encontrei raras imagens de Zygothrica spp. com esta característica. Apesar da ausência de imagens, temos muitas espécies neste gênero. Segundo Brown (2010):
Machos de muitas espécies do grupo Zygothrica dispar têm cabeças e olhos bizarros, em forma de bigorna; eles são agressivos e defendem território em cogumelos.
Estas podem ser todas Zygothrica ou haver outros drosofilídeos misturados. Não sei qual foi mais difícil, se estas ou a mariposa. Demorei muito pra me assegurar que eram Drosophilidae pesquisando em muitos grupos de Diptera. Ao me sentir seguro na família, pesquisei gênero por gênero em ordem alfabética, este tinha que ser justo com Z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário