quinta-feira, 19 de julho de 2018

Bichos-Pau Urucumania em São Paulo

Olá, Cesar.
Moro próximo ao Bosque dos Jequitibás (floresta residual do planalto paulista) em campinas-SP e hoje, dia 18 de julho, encontrei este inseto agarrado ao muro. Gostaria de saber, se possível, qual o nome popular deste bichinho simpático e se é venenoso, pois sua coloração amarela e preta é bastante chamativa.
Abraços de sabiá, Ricardo.
Ricardo Perez Pombal.
Ricardo, insetos da ordem Phasmida ou Phasmatodea são conhecidos popularmente por bicho-pau, embora este não seja o melhor exemplo para este nome. Me parece ser uma fêmea de Urucumania borellii (Pseudophasmatidae: Pseudophasmatinae: Anisomorphini). Eu sei que alguns pseudofasmatídeos são capazes de espirrar uma substância capaz de causar danos aos olhos, ainda dizem que têm boa mira, mas eu não consegui informação se esta espécie é capaz disto. Creio que o Victor pode nos dar esta informação.

Pedro Alvaro Neves: César, confirmando, é mesmo uma fêmea de Urucumania borellii, encontrei esta espécie na mesma localidade, no bosque dos Jequitibás. Sim, ela tem a capacidade de esguichar uma substância volátil de odor muito irritante ao nariz e olhos!

Veja esta foto (empilhamento de foco), que evidencia os óstios das glândulas protorácicas. No caso, um macho adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário