quinta-feira, 21 de junho de 2018

Picada de Percevejo Predador de Embuás no Rio de Janeiro

Boa noite!
Meu nome é Leilane,moro em Duque de caxias no Rj.Fui picada hoje por esse inseto e a minha perna ficou assim,toda vermelha,inchada,quente,coçando e parece que tem uma massa dentro.Alguém poderia me ajudar se é o percevejo predador de embua,barbeiro ou outros.Estou com medo.
Leilane Fonseca Paulo Lima.
Você conseguiu identificá-lo corretamente, Leilane, é predador-de-embuás (Reduviidae: Ectrichodiinae). Eu sempre disse que a picada deste bicho deve doer bastante, apesar de não termos registro até então, e de não encontrar outro relato. Vale constar também que percevejos, com raras exceções, são capazes de soltar uma substância de cheiro ruim e que pode irritar a pele.

Esta espécie com a marca preta no pronoto eu sempre tenho identificado como Brontostoma discus ou B. nanus baseado em algumas fontes, mas vejo agora que nós não temos B. nanus no Brasil, se trata de B. discus. Estes insetos não são conhecidos como vetores de doenças, são predadores benéficos. Mas eles podem ter bactérias na boca, de modo que é sempre bom lavar bem picadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário