quarta-feira, 2 de maio de 2018

Quatro Espécies de Percevejos Leptoglossus

Olá César, esse inseto apareceu em um pé de acerola em Caçapava/SP, no Vale do Paraíba. Parece um barbeiro, confirma?
Gustavo Bringel.



Estava na varanda de casa quando esse inseto caiu no meu ombro, penso ser um barbeiro, poderia indeficar para mim.
Local : Rio de Janeiro, bairro Bangu.
Robson Da Costa Medeiros.



Olá, César. Tudo bem? Hoje encontrei este inseto parecido c/ BARBEIRO (!) e estou c/ receio de ter sido picada. No entanto, também parece este percevejo aí da postagem. Por favor, você poderia confirmar se é ou não o transmissor da doença de Chagas? 

Desde já, agradeço e aguardo resposta.
Keila de Brasília, Distrito Federal.



Olá, tudo bem? Mora em São Paulo, no 20• andar abaixo da cobertura onde o morador possui um jardim. Encontrei esse bicho na minha varanda por volta das 19h. Na dúvida matei e de dentro dele saiu um líquido azul. Seria mesmo um barbeiro?
Juliane Cecchini.



Gustavo, em uma árvore frutífera, suspeite a princípio que ele gosta de frutos ou folhas. Juliane, eu creio haver algumas coisas erradas com "na dúvida matei", uma que a maioria esmagadora dos insetos são benéficos ou inofensivos, e duas que barbeiros devem ser coletados vivos.

Estes dois primeiros pedidos chegaram seguidos um do outro, o da Juliane um pouco depois e o da Keila eu respondi ontem, é muito interessante, por se tratar de três ou quatro espécies distintas, mas do mesmo gênero, frequentemente confundidas com barbeiros. 

Me parecem ser respectivamente o percevejo-escuro Leptoglossus gonagra, o percevejo-do-milho ou percevejo-gaúcho Leptoglossus zonatus (Coreidae: Coreinae: Anisoscelini), e os da Keila e Juliane, não consigo precisar, mas não me parece haver outro gênero tão semelhante, e me parecem suficientemente distintos pra crer que são duas outras espécies.

Leptoglossus spp. não representam perigo algum para nós. As dilatação nas tíbias traseiras e as antenas longas os torna bem distintos de barbeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário