sexta-feira, 4 de maio de 2018

Mariposa Phrygionis em São Paulo

Esta parece ser do mesmo gênero, né, Cesar? mas não tenho certeza sobre a espécie.

Também de Cotia, São Paulo.
Lucas Rubio.
Sim, é uma Phrygionis sp. (Geometridae: Ennominae: Palyadini), bem diferente daquela, mas bem semelhante a várias outras, difícil assegurar a espécie. A mais semelhante que encontro é P. privignaria, só não encontro evidências dela por aqui. Buscando por isso, encontrei este registro em Borboletas e Mariposas, que teve este palpite, mas ficou como P. incolorata, embora não combine bem com as demais.

Atualização Abr./2.019 - Régis Rafael H: Oi. Segundo a revisão do gênero P. privignaria e P. incolorata não são distinguíveis a não ser que se olhe o orgão sexual masculino. Contudo P. privignaria foi encontrada até a Guiana e Suriname e todas que estão ao sul disso seriam P. incolorata.

Para distinguir da outra espécie semelhante que ocorre no Brasil eu olho os pontos no ápice da asa posterior. Se houver um ponto é P. polita e se houver dois é P. incolorata. Outra característica é as linhas preto e metálica interna a banda de linha amarela, elas desaparecem na asa posterior de P. polita. Esta última característica, quando se pega o jeito, é mais confiável para distinguir as duas espécies.

Minha opinião para esta foto é que se trata de P. incolorata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário