sábado, 14 de abril de 2018

Besouro dos Fungos Endomiquídeo: provavelmente asiático

OI Cesar, eu havia escrito uma pequena introdução e não sei pra onde foi. Enfim, esse besouro eu encontrei ele como esse pingente de colar. Sou de Vitória ES e não sei dizer se esse bichinho lindo é oriundo da região ou não, mas gostaria muito se pudesse identifica-lo para mim. Eu imagino que seja um chrysomelida, mas meus conhecimentos taxonômicos são muito limitados ainda e já me indagaram respeito dele e como aluna de biologia não posso vacilar né. Obrigada.
Alessandra Santos.
Alessandra, eu tenho problema com este tipo de artefato, pois não sei como é fabricado, se o bicho for coletado na natureza para a confecção de joias, não me parece legal.

Saber de onde é e muito importante para as identificações, mas eu vou tentar fazer o caminho contrário. Eu acredito que se trata de Endomychidae, o primeiro do Insetologia. Dando uma "googada" pelo nome da família, eu encontro semelhantes, uns mais, outros menos, mas nenhum que combine. Os melhores são AmphistethusEumorphusGerstaeckerus, Platindalmus e Spathomeles, todos asiáticos. Dentre estes, eu prefiro Eumorphus quadriguttatus pulchripes, a forma das manchas varia de indivíduo para indivíduo.

Há casos de insetos muito semelhantes, porém não relacionados, em locais distintos do mundo. Por exemplo, compare este nosso escarabeídeo, com este de Madagascar, de subfamílias distinta. É impressionante como eles parecem se mimetizar, sem que seja possível esta hipótese. Eu encontrei um endomiquídeo nas Américas com quatro manchas alaranjadas nos élitros, não duvido que tenhamos aqui mesmo no Brasil um ainda mais semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário