sexta-feira, 30 de março de 2018

Besouro Escavador Diabroctis em Goiás

O que é? Está em jaragua goias. fez um buraco fundo e so fica nele 
niltonozanam
Niltonozanam, que registro bacana. Esta é uma Diabroctis cf. mimas (Scarabaeidae: Scarabaeinae: Phanaeini) e eu já havia citado anteriormente que, apesar de serem do grupo dos "rola-bostas", eles são necrófagos.
Tentando entender seus hábitos de nidificação, mas Murillo-Ramos, Aayazo & Linares (2016) já confirma no título que cavam túneis. Fora isso, não consegui mais nada sobre os hábitos do gênero, apenas como todo um grupo. Hernández & Endres (2011), ironicamente falando sobre espécies da Mata do "Buraquinho" dizendo:
Mas existem também, dentro dos escarabeídeos, outros tipos de comportamento em relação ao transporte do recurso para fazer o ninho, havendo espécies paracoprídeas ou "escavadoras", que transportam o recurso alimentar para o interior do solo fazendo túneis do lado ou sob o recurso. (...) Em relação à forma de construção do ninho, a maioria das espécies apresentou comportamento escavador, fazendo túneis próximos aos recursos para enterrar os ovos e quatro espécies
Milhomem (2003), concordando com isso e  a ocorrência da espécie na região e Rocha (2016) que, citando a autora anterior diz:
A maioria das espécies coletadas foi pertencente à guilda funcional dos paracoprídeos (escavadores), corroborando resultados de outros estudos (Louzada & Lopes, 1997; Milhomem, 2003). Os paracoprídeos cavam túneis mais profundos abaixo do recurso, carregando fezes e acidentalmente, sementes (...)
Eu só tenho dificuldade de conciliar as duas informações, que são necrófagos, não coprófagos e nidificarem em túneis. Isto consta em Godinho Jr. (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário