terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Opilião em Santa Catarina

Estou quebrando a cabeça com esse... Parece muito um Gonyleptidae: Laniatores: Gonyleptinae, mas também parece muito um membro da subfamília Pachylinae, como o gênero Discocyrtus. Ao ler isso aqui, acho que descartei Discocyrtus.

Aqui também tem um artigo legal sobre Discocyrtus.

Não sei se estou na direção certa, se eu descobrisse pelo menos a subfamília talvez eu conseguisse arriscar ir além, mas ta complicado. Encontrei diversas fotos na internet parecidos com esse tanto na subfamília Gonyleptinae quanto na subfamília Pachylinae, e to com medo que possa ter uma terceira subfamília envolvida. Registro feito em SC, Benedito Novo. Obrigado desde já. O corpo (sem as pernas) desse meu media em torno uns 2 ~ 2,5cm.
Oscar.
Aqui pra mim, é pisar em um terreno muito desconhecido e as chances de pisar em falso e cair são grandes. O bicho ainda se confunde bastante com o cenário. Posso estar enganado, mas me parece estar mais pra uma fêmea; o primeiro link dá descrições de machos e pelo comentário de Amanda Mendes, identificações parecem ser feitas mais baseadas nos machos. A descrição também não me parece boa de se usar, ela é de espécie, não de gênero, ela dá ênfase principalmente naquilo que ele se diferencia dos demais deste gênero. Eu acho que não é Pachylinae e não vejo em Discocyrtus os espinhos no centro do abdome. Aqui, eu diria apenas família Gonyleptidae (Opiliones: Laniatores; Laniatores é a subordem, táxon superior à família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário