sábado, 10 de fevereiro de 2018

Ascalafídeo Ascalorphne em Santa Catarina

Olá, saberia o gênero dessa Ascalaphidae? Santa Catarina, Benedito Novo. Procurei e não achei, não entendo de Neuroptera.
Oscar.
Oscar, você tem uma vista lateral do bicho? Este parece ser o que eu identifiquei como cf. Haploglenius sp. baseado em um exemplar da Esalq. Eu permaneço acreditando que a minha comparação com aquele exemplar está correta, mas que ele deve estar identificado errado lá, pois os olhos deste bicho parecem divididos ao meio por um sulco e é isto o que separa Ascalaphinae de Haplogeninae.

Então eu cheguei em Ascalorphne (Ululodini) através de Penny (1981) e a única imagem que encontrei de referência é do nosso amigo Lucas Rubio.

Oscar: Eu sempre tento ajudar o máximo que posso nas ID's mas eu entendo absolutamente zero de Neuroptera. Espero que essas fotos ajudem, por sorte eu me lembrei de pegar a vista lateral e dorsal. As fotos estão cruas. Na terceira imagem eu não estava maltratando ela, mas sim tirando uma linha que estava "amarrada" nas antenas, prendendo as duas juntas. Depois de retirar a linha de costura, foi liberada. Agora que vi que parece diferente da do post, creio que tenha sido o flash pois é o mesmo indivíduo. Inclusive a data e horário nos arquivos são os mesmos.
Oscar: Olá Cesar, achei esse artigo aqui.
Não sei se é confiável. Diz a distribuição de Ascalorphne na América do Sul. Em SC cita uma espécie apenas.

Cesar: A espécie deve ser A. macrocercus (ver comentários).

Atualização Dez/2021 - Phillip Schuster: Atualmente estou revisando este gênero. Estas fotos são de Ascalorphne macrocerca (antenas maiores que as asas e com clava fusiforme de coloração amarelada/esbranquiçada, região lateral do tórax com cerdas longas e brancas). No brasil temos duas espécies descritas: A. macrocerca e A. impavida. Neste caso trata-se de um macho ( cerdas em forma de espinhos no flagelômeros basais e área cubital da asa posterior expandida formando um lobo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário