quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Lagarta Automeris parasitada por moscas taquinídeas no Espírito Santo

Essas larvas saíram de uma Automeris (Saturniidae: Hemileucinae) e estão aqui para que sentem o dedo no Que nojo! São de Tachinidae (Diptera: Oestroidea) obviamente. A lagarta morreu antes que as larvas emergissem, ela foi parcialmente devorada por formigas. As larvas estão comigo e já começaram a empupar. Eu fiquei pensando, diferente de outros parasitismos, Tachinidae mata a lagarta quando emerge, porq perfura ela de tal forma que fica toda estourada. Mas as larvas precisam sair antes que a lagarta morra, pois isso atrairia formigas. A outra questão é; as larvas ficariam dentro do casulo? Se sim, haveria chances desses restos da lagarta atrair formigas. Se não, como elas saem?
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Eu acho que não entendi o que aconteceu. Esta Automeris fez a pupa enrolada na folha e estas larvas emergiram da pupa?

Kel: A Automeris fez o casulo pra empupar, mas eu vi q tinha formigas e fui abrir e ela tava quase toda comida e com essas larvas dentro.

Cesar: Eu acho que as moscas necessariamente precisam emergir antes da formação do casulo, ou o plano vai por água abaixo. Não sei se necessariamente formigas serão atraídas com a morte da lagarta, mas também não é necessário que todas precisem sobreviver; como ocorre com muitas espécies, desde que algumas poucas sobrevivem, a espécie teve sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário