sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Mosca mirmecófila e outros insetos em São Paulo

Oi Cesar! Tudo bem?

Encontrei esta abelha já morta dentro de minha casa logo pela manhã em Fevereiro deste ano de 2017, cidade Franca-SP. Estava na cozinha, deve ter passado pela fresta da janela, acredito que durante a noite por conta da luz artificial. O local em que a encontrei é de muito acesso por isso tenho certeza de que durante a tarde do dia anterior ela não estava lá. Creio se tratar de uma solitária, até hoje não encontrei outra, nem ao menos parecida... é uma espécie magnífica, especialmente seu abdome. Tenho muita estima e a guardo como, ou mais que, uma joia preciosa, de fato, é "my precious" rsrs. Fiz até desenhos dela =) !
Eu a coloquei no algodão apenas para estabilizar uma perspectiva e fotografá-la.

Poderia me ajudar com a identificação? 
Abraço e obrigada!
Marina Guerra.
Cesar: Pode fotografar o tórax bem por cima, Marina? As asas deve ser difícil separar agora. Ainda não estou convencido que é mesmo uma abelha. E Deus eterno, que desenhos!

Não sei se tem a identificação do outro inseto, se não, por enquanto ajudo com ele, Poekilloptera phalaenoides (Flatidae: Flatinae).

Marina: Posso sim, claro!

:-( sim, porque já se passaram tantos meses... Pode danificar as asas, não é?

:-o !!!

^_^ fico contente por saber que gostou dos desenhos!

Ahhhhh!! Eu não sabia sobre a ID da cigarrinha! Muito obrigada, Cesar!
Essa também é "my precious" e não consegui encontrar outra por perto, ela apareceu em minha escrivaninha. E esse escaravelho (que eu penso ser um escaravelho da família Trogidae por causa de uma identificação que vi aqui no Insetologia =] ) também é meu favorito... rsrs.

Espero ter conseguido fotografar em perspectivas que auxiliem. Caso precise, posso fotografar novamente.

Abraço e obrigada :-) !

Como já me parecia certo, Marina, com dois pares de asas, "your precious" é, na verdade, uma mosca. Eu encontrei um único exemplar que me parece combinar com ela, identificada na Esalq como Microdon sp., o que faz dela a nossa primeira Microdontinae (Syrphidae). É um bicho muito interessante, pois são moscas mirmecófilas, as larvas vivem em ninhos formigas, alguns autores sugeriam que apenas se alimentando de detritos ou alimento das formigas, mas estudos mais recentes apontam pelo menos algumas espécies de Microdon como predadoras de estádios imaturos de formigas:
O impacto das larvas de Microdontinae em colônias de formigas é potencialmente grande. Duffield relatou que as larvas de terceiro instar de Microdon poderiam consumir 8-10 larvas de formigas em 30 minutos, e Barr afirmou que uma larva de Microdon pode consumir até 125 larvas de formigas durante sua vida. Com uma média de cinco ou seis larvas de Microdon por ninho, mais de 700 larvas de formigas seriam consumidas. (Reemer, 2013).
O autor cita ainda relatos não confirmados de microdontíneos em ninhos de cupins e vespas. Estas moscas não são visitantes florais como outros sirfídeos e algumas espécies não têm peças bucais funcionais.

O que é interessante de ver estes três insetos juntos, é que temos na foto contigo uma boa noção do tamanho da cigarrinha. Na sexta foto, vemos como a mosca é menor que ela e o besouro ainda bemmenor que a mosca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário