segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Mosca Strongygaster parasitando Besouro Capixaba no Espírito Santo

Cesar, olha eu aqui de novo! To mandando tudo que acumulou essa semana. Eu posso usar o termo cagada? Porque esse registro foi uma cagada, no sentido de quem foi uma sorte. Eu estava fotografando uma joaninha, quando vi um Lagria reluzente e esplendoroso numa folha, numa localização muito boa para uma foto nítida. Não resisti e comecei a fotografar. Dei três disparos e uma larva branca começou a sair de dentro do Lagria. Meu deus que alegria! Lógico que estava curiosa e fui pesquisar, e descobri um artigo que fala de Tachinidae, Strongygaster em Lagria. A larva era muito pequena, a pupa é menor ainda, uns 3 mm. Eu virei o Lagria para ver se havia algum buraco no ventral, mas não tinha nada. Minha hipótese é de que a larva, que parasita o intestino, tenha saído pelo anus.
Kel de Cariacica, Espírito Santo.
Suponho que tenha sido Fermino, Nanya & Conte (2009), dizendo que provavelmente L. villosa (Tenebrionidae: Lagriinae) ingeriu os ovos de Strongygaster (Tachinidae: Phasiinae: Strongygastrini), mas não diz por que vias o inseto deveria sair. Porém o termo parasitoide implica na obrigatoriedade da morte do hospedeiro, inclusive falando o artigo sobre utilizar a mosca como controle da espécie. Espero que consiga obter o adulto para confirmarmos quem é.

Kel: Cesar, emergiu hoje cedo, foram 10 dias. Ela foi muito dócil, mas o tamanho realmente não deixou que eu fizesse nada melhor q isso. Sem duvidas, é Strongygaster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário