quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ninfas de Esperança no Rio de Janeiro: Uma bem camuflada, outra, nem tanto!

Aproveito para lhe mandar 2 curiosidades recentes : se certo estou, são ambas Tettigonidae, uma delas uma ninfa de esperança com eritrismo.

Abraço
Antonio Carlos Fiorito, Biodiversidade Teresópolis.
O rosa, não estou achando ninfa semelhante, mas parece seguro que é Phaneropterinae (tímpano exposto na perna dianteira). O camuflado no líquen, suponho que seja Dysoniini, também Phaneropterinae, por que a maioria, se não todas as espécies, são adaptadas aos líquens.

Sobre esta condição rosa ser eritrismo, eu encontrei um estudo muito interessante. Embora seja sobre outra espécie, na América do Norte (Amblycorypha oblongifolia), eu creio que podemos supor que o mesmo ocorre com nossas espécies. Como a matéria é realmente muito interessante, em inglês, não vou falar apenas o resultado, mas tentar resumir, traduzindo trechos importantes:



Durante quase todo o tempo que sabemos que as esperanças (...) vêm em uma variedade de cores, sabemos que o verde é, de longe, o mais comum, enquanto as cores rosa, amarelo e laranja são muito mais raras (...) Mas nos últimos cinco anos, pesquisadores do Audubon Butterfly Garden e Insectarium em Nova Orleans estão criando esperanças cor-de-rosa, e os resultados estão desafiando tudo o que pensamos saber sobre a genética da coloração das esperanças.

Primeiro descrito em 1874, as esperanças cor de rosa inspiraram mais de um século de discussão sobre o como e o por quê desta tonalidade incrível. À volta do século 20, o entomologista de Harvard, Hubbard Scudder, sugeriu que a coloração rosa poderia ser sazonal, (...) Mas tendo encontrado ninfas de esperança rosa brilhante nas pradarias de Wisconsin e Ilinóis em julho de 1907 (...) rejeitaram essa teoria, sugerindo que a condição era genética.

Pela primeira vez, as esperanças cor-de-rosa foram reconhecidas como "mutantes genéticos" na literatura científica e Wheeler comparou a condição com o albinismo.
(...) Agora, é amplamente aceito que as esperanças rosa, amarelo e laranja ocorrem como resultado do eritrismo - uma mutação genética controlada por genes recessivos que causa ausência de um pigmento normal, como o verde e/ou uma produção excessiva de outro pigmento, como vermelho ou rosa. Faz sentido, vendo quão raras as esperanças rosa, amarelo e laranja são na natureza. (...)

(...)

A primeira coisa que a equipe notou quando suas esperanças arco-íris começaram a nascer, era que nem todas as formas de cor se desenvolveram da mesma maneira:

"Todos os indivíduos cor-de-rosa nasceram cor-de-rosa com olhos cor-de-rosa. Ao longo do processo de muda, elas mantiveram essa cor rosa. No entanto, todas os de cor amarela e laranja surgiram dos ovos com cor verde e olhos verdes. (...) Esses indivíduos mantiveram a cor dos olhos verdes ao longo do processo de muda e ao longo de toda a vida adulta.

(...) De acordo com as leis da herança mendeliana, se os pais continham um de cada tipo de alelo (heterozigotos), isso produziria prole em uma proporção de 3:1. Esperanças que terminaram como rosa ou amarelo/laranja teriam que possuir dois alelos recessivos, porque se eles possuíssem um alelo verde, mascararia a expressão dessa característica recessiva.

(...) Mas o que eles obtiveram foi 31 rosa (89%) e quatro verdes (11%) - uma proporção de 3: 1 em favor da morfologia rosa,(...) De fato, para produzir esses resultados, cada pai teria que ter um alelo rosa e verde, sendo o rosa o alelo dominante sobre o verde.

Em seguida, cruzaram machos verdes com fêmeas cor-de-rosa; fêmeas cor-de-rosa com machos verdes; machos verdes com fêmeas verdes de pais cor-de-rosa; e machos verdes e fêmeas selvagens. Finalmente, eles combinaram machos e fêmeas cor-de-rosa criadas em laboratório e machos amarelos capturados com fêmeas amarelas. (...)

Os resultados sugerem que não só o verde é a característica recessiva, (...) amarelo/alaranjado extremamente raro também é dominante para o verde, assim como a forma rosa. "Quando influenciamos os resultados dos cruzamentos verde com verde, (...). Nesse cenário, a prole seria 100% homozigoto recessiva e verde, o que corresponde aos nossos resultados. Isso sugere fortemente que o genótipo predominante na natureza é um verde recessivo homozigoto ".

Portanto, supondo que o verde é a característica recessiva das esperanças, como é que a América do Norte está repleta de esperanças verdes, não de rosas, amarelados ou laranjas? A equipe sugere que poderia ser um caso de seleção direcional, pelo qual um alelo, independentemente de ser dominante ou recessivo, tem maior aptidão do que outro, fazendo com que a piscina de genes mude ao longo do tempo até que eventualmente uma espécie chegue a uma situação chamada fixação, permanecendo um dos alelos. Combinados com a forma do corpo em forma de folha, as esperanças verdes são particularmente bem camufladas em seu ambiente, enquanto que as amarelas/alaranjadas são menos. As esperanças cor-de-rosa são ainda piores na natureza, porque, ao contrário das amarelas e das laranjas que começam verdes quando são jovens e vulneráveis, as rosa nascem cor-de-rosa e são supervisíveis a partir do momento em que elas nascem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário