quarta-feira, 26 de julho de 2017

Besouro Eburodacrys no Rio de Janeiro: Híbrido Interespecífico?!

Moro na região dos lagos,e hoje estava recolhendo a roupa quando senti uma picada no dedo,era um bem parecido com esse,só que ao invés de 4 manchas ele tem 6,espremi bem passei alcool por algum motivo,e até agora nada,feliz em saber que aparentemente não é venenoso :)
(...)
Opa amigo obrigado pela correção rs,realmente não deu nenhum problema,dedo normal,só à roupa que tive que lavar novamente pq na hora do susto caiu no chão kkkk.
Logo após descobrir que o inseto não apresentava perigo,soltei ele na grama aqui em casa,esperar agora que ninguém mate ele quando encontrar,tirei uma foto dele antes de capturar,se estiver interesse em saber aqui está ele.
(...)
Região dos Lagos em Unamar(segundo distrito de Cabo Frio) no estado do Rio de Janeiro.
Wellington Marcos.
Das três espécies que eu havia levantado, Eburodacrys sexmaculata, E. triocellata e E. truncata, a triocellata não deve ocorrer no Rio de Janeiro. Entre as duas restantes, eu continuo com muita dúvida neste exemplar e a verdade é que ele parece ser híbrido, intermediário entre as duas. Em truncata, pode-se ver nos exemplares as linhas irregulares mais claras no sentido do comprimento nos élitros. Nas manchas subovais claras, percebe-se que a espécie apresenta grande variação, a comparação não nos parece muito útil. Já os pontos a favor de sexmaculata são as duas manchas negras no pronoto e os espinhos negros na ponta dos élitros. A distribuição de sexmaculata é muito ampla na América do Sul, há de se esperar que hajam subespécies ou variações regionais, de modo que a melhor opção deve ser E. sexmaculata, parece uma fêmea pelo comprimento das antenas. Talvez devaneando, por não haver o necessário para tal, mas não descartando que, sendo encontradas na mesma região, ele seja de fato o que me parece, um híbrido, E. sexmaculata x truncata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário