quarta-feira, 1 de março de 2017

Lagarta e Vespas no Distrito Federal

Olá Cesar fotografei dias atrás aqui em Sobradinho DF uma lagarta em situação semelhante.Estava sendo assediada por uma vespinha amarela. É esta a vespa que parasita lagartas? Fiquei com muita pena, mas fiquei em dúvida, achei que já era tarde para intervir. Voltei lá e já não a encontrei mais. É possível identificá-la? Desde já agradeço.
Rosemarie Schossig Torres de Sobradinho, Distrito Federal.
Bom, são alguns pontos a ser discutidos aqui. Não existe "A" espécie vespa que parasita lagartas, elas são muitíssimas. Quanto a interferir, eu discordo disso, himenópteros têm o  mesmo direito à vida que os lepidópteros. É verdade que muitos parasitoides têm sido usados comercialmente, inclusive se introduzindo espécies fora de sua região natural como já discutimos anteriormente. Se for uma espécie comercializada e/ou introduzida, pode fazer sentido, mas há dezenas de famílias, milhares de espécies, poucas são as que se enquadram nisto.

Quanto às espécies registradas aqui, a lagarta não está me parecendo estranha, mas não estou reconhecendo e o ângulo não favorece muito, parece ser Noctuidae, o parasitoide deve ser Braconidae. Mas a vespa adulta, eu diria que é uma Agelaia sp. (Vespidae: Polistinae: Epiponini), caçadora, predadora, mas não parasitoide de lagartas, se escapasse de uma vespa, ela teria morrido pela outra da mesma forma.

Atualização: Acho que a lagarta deve ser Sphingidae, Eumorpha labruscae (Sphingidae: Macroglossinae: Macroglossini) ou semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário