sexta-feira, 15 de julho de 2016

Ciclo de Borboleta Folha Seca Zaretis em Minas Gerais

Fala Cesar, beleza? Segue o ciclo desta borboleta Zaretis itys, que pra mim é a verdadeira Folha-Seca... é incrível a semelhança vista pessoalmente! Eu encontro muitas lagartas delas na pontinha da folha de Casearia sp., mas o que mais me intriga é que elas são muito parasitadas... parece que a cada 10, 9 estão infectadas! Estou protegendo várias lagartas com sacos telados até completar o ciclo e depois as solto na natureza! Acho que de alguma forma estou preservando esta bela borboleta! Cesar, me responde uma coisa: O alto índice de parasitismo pode extinguir uma espécie local?
Abraços,
Marcelo Brito de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Pelo que estou entendendo, Zaretis itys itylus (Nymphalidae: Charaxinae: Anaeini) produz duas formas no ano, uma com e uma sem os "furinhos" nas asas (que na borboleta, na verdade, são regiões transparentes).

Quanto à questão do parasitismo, sabemos que a natureza tem seu equilíbrio natural. O declínio na população de borboletas conduz ao declínio na população de parasitoides, o declínio na população de parasitoides provoca o aumento na população de borboletas, o aumento na população de borboletas provoca o aumento na população de parasitoides e o aumento na população de parasitoides provoca o declínio na população de borboletas, fechando o ciclo. Esta relação entre as duas espécies certamente vem sendo mantida antes de nascermos e continuará depois de morrermos. Não é vantagem para a espécie parasitoide eliminar seus hospedeiros, pois leva à própria extinção, enquanto o controle na população de borboletas é importante para a própria espécie, pois se ela aumentar constantemente, é sua planta hospedeira quem será eliminada. Desta forma, a natureza é perfeita. Sim, acredita-se que ao longo da história da vida no planeta, muitas espécies foram extintas e substituídas por outras mais adaptadas à sobrevivência, outras se adaptam às novas condições e seguem sua história, a isso chamamos seleção natural, ela é também muito importante para que a vida siga em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário