terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Mariposas Judas em São Paulo

Olá bom dia meu nome é Silvia, moro em Artur Alvim SP e ontem final da tarde olhei pro céu e achei q um balão tivesse pegado fogo pois tinha muitos pedacinhos de papel... Mas prestando atenção vi q ñ eram fuligens e sim insetos muitos deles pra dizer a verdade, nunca vi algo parecido... E procurando no Google são iguais à este da foto... O que está acontecendo???
Mariposa Judas
Silvia de São Paulo, capital.

Boa tarde, tudo bem?
Agorinha aqui em casa 3 insetos e 1 diferente apareceu aqui na minha janela na área, nunca o tinha visto e achei estranho logo 3 por aqui. Moro em apto e na cidade de São Paulo... Procurei pela internet e só achei essa foto parecida com os 3 insetos, o outro não consegui ver bem, por isso venho aqui e pedir se podem identificar. É bem bonito, mesmo assim tenho medo, rsrs. Era igualzinho a este da foto, mas é a unica que achei e não tem nome. Podem identificar?
Gleicy de São Paulo, capital.
Ola boa tarde a uns dois dias vem aparecendo este inseto na minha janela
Diego Souza.
Bom dia! Eu estou com uma porção desses insetos sobrevoando meu terraço e gostaria de uma ajuda para identifica-los. Eles têm hábitos diurnos. Moro em Barueri (grande São Paulo). O tamanho deles se aproxima ao de uma vespa, para efeitos de comparação. A parte da cabeça tem essa cor alaranjada escura parecendo uma pelugem. Eles voam sempre em grupo.
Marcelo Sarno de Barueri, São Paulo.
Pessoal, estas mariposas são Apistosia judas (Erebidae: Arctiinae: Lithosiini). O que eu consigo dizer, é que eu já havia presenciado no começo do ano passado uma quantidade absurda destes insetos no Parque Estadual do Jaraguá no ano passado (as imagens que anexo). Vocês são de São Paulo, devem conhecer, é uma reserva grande (quem não conhece veja aqui) e não havia árvore, seja qual for a espécie em que não havia grande quantidade delas. Neste ano, a mesma coisa, em menor quantidade, mas ainda assim, muitas e em todo lugar. Adultos, eu não cheguei a ver nem ano passado, nem neste, mas era de se esperar que isto acontecesse e vocês estão me mostrando pra onde foram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário