terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Besouro Carabídeo Arthrostictus

Segue mais uma foto deste carabídeo. Achei muito parecido com o Chlaenius tibialis.
Gustavo Bruzzi.
Gustavo, eu estou complementando esta postagem com a resposta do professor Ivan Martins:

Ivan Martins: Bom dia,
realmente identificar Carabidae está bem complicado, principalmente por foto.
O que posso dizer que realmente é um Carabidae, da tribo Harpalini e gênero Athrostictus (= Arthrostictus). Espécie fica dificil a identificação.

Quase todos os carabídeos são predadores se alimentando de outros insetos, entretanto algumas espécies da tribo Harpalini podem se alimentar de sementes.
Alguns carabídeos possuem como defesa substâncias que podem causar irritação e queimaduras na pele, mas normalmente não acontece, acidentes podem acontecer se as pessoas esmagarem o bicho sobre a pele. 

Então, não é comum ocorrer acidentes com carabídeos e seres humanos, por isso, não precisam se preocupar, tem que lembrar que estes animais desempenham papel importante no controle de pragas e mata-los não é a melhor coisa a se fazer.

Ivan C. Fernandes Martins
Professor Adjunto - Zoologia/Entomologia
UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia
Campus de Capanema
Capanema, Pará, Brasil.

Cesar: A espécie C. tibialis possui  um padrão semelhante de cores, mas morfologicamente é diferente. Esta espécie não ocorre no Brasil. Se alguém vir estes besouros se alimentando, seria interessante termos imagens.

Gustavo: César, esse é de Caeté/MG, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Ainda não vi o besouro se alimentando. Vou acompanhar e se tiver qualquer notícia aviso qui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário