domingo, 6 de março de 2016

Ciclo de Mariposa Paracles no Uruguai

César, tudo bem? Aqui estou enviando-lhe as fotos do ciclo da lagarta deste post, que se completou 3 meses depois que a achei creio que recém-nascida, com 5mm de comprimento.

Nesta página há fotografias de uma mariposa muito parecida, com o nome de Paracles multifarior. Poderia ser a mesma espécie? Grata, um abraço.


=23 nov.2015- Achada a lagarta, de 5mm, na planta de Passiflora caerulea.
=31 jan.2016- 10 semanas depois, fez casulo.
= 6 fev.2016- 6 dias depois, virou pupa.
=24 fev.2016- 18 dias depois, nasceu a mariposa. No mesmo momento, botou uns 10 ovinhos.
=25 fev.2016- Depois de ter passado a noite ao ar livre, na planta hospedeira, botou mais uns ovinhos, protegendo-os com a "penugem" do seu abdome, que ficou peladinho. Tentou voar um pouquinho mas dentro da caixa onde nasceu; mesmo quando colocada na planta ela não tentou ir embora. Ficou quietinha num canto e, transcorridos 3 dias, morreu. E eu coloco na caixa, a cada dia, folhas novas, com a esperança de que dos ovinhos nasçam novas lagartas.
María Luisa Rodríguez de Las Toscas, Canelones, Uruguai.
María, pelo relato, não parece haver chances dos ovos terem sido fecundados. Há casos raros de partenogênese em Lepidoptera mas, se acontecer com esta, será uma grande surpresa.

Como a própria fonte diz, as espécies de Paracles (Erebidae: Arctiinae: Arctiini) são muito semelhantes. Eu não duvido que seja esta a espécie, mas a verdade é que não vejo nenhum exemplar  do gênero que tenha o abdome semelhante a este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário