terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Esperança Pavão Tanusia no Rio de Janeiro

Cesar, envio mais uma do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis, RJ. Dessa vez trata-se de uma esperança muito show que estava passando por lá dia 31/01/16, a cerca de 900m de altitude. Quando a avistei ela estava como uma esperança qualquer, com as asas dobradas sobre o abdômen, em repouso, mas quando me aproximei para pegá-la na mão ela abriu as asas e ficou dando pequenos pulos na direção oposta à que eu estava. Eu até tentei descobrir o gênero, mas achei muitos que se pareciam, e dentre esses, o que eu achei mais semelhante foi Ommatoptera, mas sem nenhuma certeza. Tem algum palpite?
André Alves de Rio de Janeiro, capital.
Realmente o bicho é muito semelhante a Ommatoptera, mas Orthoptera Species File tem (me parece inédito, que bom!) imagens para todas elas, nenhuma me pareceu combinar. Eu acredito que esta maravilha da natureza seja um macho de Tanusia brullaei (Tettigoniidae: Pterochrozinae/Pseudophyllinae: Pterochrozini; ou talvez outro do gênero) e, apesar de ser um bicho tão exuberante, não vejo imagens desta espécie viva com identificação.

O vídeo que se segue é da espécie mais famosa de "esperança-pavão" (Pterochrozinae spp.), uma fêmea de Pterochroza ocellata, não sei como canopyphil pôde fazer um registro tão interessante:

Nenhum comentário:

Postar um comentário