sábado, 11 de julho de 2015

Mariposas de São Paulo

Olá Cesar! Acompanho seu site já faz um tempo, e tenho conseguido identificar os insetos que eu encontro no Identifique Você Mesmo. Mas essas mariposinhas eu não consegui identificar. Fiquei em dúvida se eram Erebidae ou Geometridae, e não consegui achar nenhuma igual aqui no site. Achei as três pertinho de casa, as duas primeiras na calçada, e tirei elas de lá pra não serem pisadas (já encontrei muitas mariposa-vespa pisadas por ali). Elas são muito simpáticas, sobem na mão super fácil, e são bastante coloridinhas também. Não dá pra ver, mas a da última foto tem o corpinho azulado. 

Agradeço desde já!
Nayara Demarchi de São Paulo, capital.
Nayara, todas essas são Erebidae: Arctiinae. A primeira, creio que seja uma Cyanopepla fastuosa, não sei se há outra Cyanopepla que possa ser confundida.

A segunda eu achei que já tinha feito esta identificação. Eu também a fotografei e estou anexando as imagens ao fim desta postagem. Infelizmente, encontro gêneros semelhantes, mas nenhum que me convença, espero que ainda consigamos determinar.

A seguinte eu creio que possa ser a fêmea de Aclytia heber, ou talvez outra Aclytia.

Minhas imagens:
Atualização: Graças ao comentário de Marcelo Brito, a não identificada deve ser uma Phaeochlaena lampra (Notodontidae: Dioptinae: Dioptini).

Nenhum comentário:

Postar um comentário