quinta-feira, 4 de junho de 2015

Percevejo Asa-Preta no Rio de Janeiro

Olá, Boa tarde. Semana retrasada (não me lembro o dia) um besouro verde e marrom escuro com tórax, patas e antenas marrom claro pôs ovos na minha comoda. Não há arvores muito próximas da minha casa, apenas vegetações comuns. Os ovos inicialmente eram verdes fosforescentes, porem semana passada reparei q começaram a aparecer pontinhos preto (uns 5) na parte q fica mais amostra. Agora eles estão alaranjados e continuam com os pontinho. Gostaria de saber um local melhor para coloca-los e se realmente vão eclodir, se tem algum perigo de eles quererem se alojar na comoda e se alimentar dela de alguma maneira, vou enviar fotos, mas estas não estão muito nítidas. Obrigada, Marcella de Rio de Janeiro, capital.
Marcella, este bichinho deve ser chamado percevejo, não besouro. Este pode ser o percevejo-asa-preta Edessa meditabunda (Pentatomidae: Edessinae). A família Pentatomidae é conhecida também por maria-fedida, fede-fede, entre outros, pela substância de cheiro repugnante que expelem, se ameaçados.

Aparentemente, já demorou um bocado, não sei se há empecilhos para eclodirem. A maparência dos ovos é condizente com a imagem em Beetles In The Bush, e os ovos ainda clarinhos são descritos como "perto de eclodir". Eles não se alimentarão do móvel, precisam de plantas verdes pra se alimentar, e não creio que aceitam qualquer uma, pois se a espécie estiver correta, são conhecidos como praga da soja. Eles podem causar danos à planta em que se alimentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário