sábado, 2 de maio de 2015

Lagartas Palpita em São Paulo

Olá! Moro em São Paulo, no bairro do Belém, zona leste, uma área extremamente urbanizada. Encontrei estas três lagartas na mesma parede. A parede em que foram encontradas tem aquela textura cheia de pontinhas para fora. Não há vegetação próxima ao local onde as lagartas estavam. Peguei as lagartas com a ajuda de um graveto e montei um terrário para elas, com diversos tipos de folhas, flores, gravetos e uma tampinha com água. Gostaria de saber qual a espécie destas lagartas. Elas possuem uns poucos pelinhos isolados, bem discretos, gostaria de saber se estes pelos são urticantes. Duas das lagartas são do mesmo tamanho, mas uma delas está bem maior, mais gordinha, e esta lagarta maior construiu uma toquinha de seda debaixo de uma das folhas. Ela se mexe de vez em quando lá dentro, mas creio que ela não está saindo de lá. Será que está criando casulo? Gostaria de ver as lagartinhas prosperando e virando borboletas ou mariposas, então preciso saber se estou cuidando delas da maneira certa. Muitíssimo obrigada :D
Camila Postal Adomaitis de São Paulo, capital.
Camila, estas lagartas vão ser difíceis de se determinar espécie mesmo vendo os adultos, mas pra mim são mariposas Palpita sp. (Crambidae: Pyraustinae: Spilomelini). Você diz ter oferecido folhas a elas, mas não disse se elas aceitaram, se estão se alimentando, este é o melhor critério pra saber se estão sendo cuidadas da maneira certa. Não tendo certeza da espécie, fica difícil afirmar de que plantas elas se alimentam, mas uma espécie próxima se alimenta de chapéu-se-napoleão Thevetia peruviana (Apocynaceae). A água elas devem extrair da própria planta.

O casulo pode representar simplesmente um abrigo, quando ela for empupar ficará evidente, mudará de aparência em pouco tempo. Os pelinhos delas são inofensivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário