terça-feira, 19 de maio de 2015

Lagartas da Rosa-de-Luto no Rio Grande do Sul

Essas lagartas estão desde ontem agrupadas nessa bergamota. 

Nunca vi nenhuma lagarta que se alimenta de folhas de bergamoteira, mas dá pra ver que elas chegaram a se alimentar das folhas do galho em que estão. Contudo a bergamoteira está embaixo de uma nogueira, que é uma árvore geralmente mais propícia às lagartas. 

Também estranho a formação em que elas se agruparam na fruta, pois pode ser que não consigam sair dessa posição na parte de baixo da fruta. 

Elas possuem anteninhas peludas na cor laranja, que na foto estão retráidas. Uma delas parece estar encasulando (ou está morta), ela aprece na última foto. 

Devo colocá-las em um galho da bergamoteira, ou em um galho da nogueira? Ou deixar assim como estão? Talvez identificando a espécie possa ser feita uma intervenção, se for o recomendado.
Jase Jasson de Arroio do Tigre, Rio Grande do Sul.
Jase, se eu entendi bem, a sua preocupação está com o bem-estar das lagartas, não das árvores. Estas são larvas da borboleta rosa-de-luto Papilio anchisiades (=Heraclides anchisiades; Papilionidae: Papilioninae: Papilionini). Elas gostam da bergamoteira mesmo, são de comum ocorrência em Citrus spp. Elas são gregárias durante o dia, à noite saem para se alimentar, em outros dias talvez você as veja agregadas em folhas ou galhos, sem dúvida não terão dificuldade de deixar o fruto e alcançar as folhas novamente (isso já deve ter ocorrido neste momento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário