quinta-feira, 7 de maio de 2015

Besouros Silvanídeos em Portugal

Boa noite! 
Peço a vossa ajuda para identificar que tipo de bichinho são esses que estão nos meus 2 banheiros (um dos banheiros está na foto), sobretudo dentro da pia! No banheiro do piso de baixo não tem bichinhos, é só nos 2 de cima. Não são mts, vejo uns 5/6 por dia! São mttttt pequenos, cerca 2mm e não sei se onde vêm! Já coquei soda nos ralos dos lavatórios, já coloquei lixívia (agua sanitária) e nada resulta. Eles não saltam, não voam, só andam.. O que devo fazer? De onde eles vêm? Podem me ajudar? 

Obrigada
Carolina Romero de Porto, Portugal.
Carolina, é fácil perceber que se tratam de besouros (escaravelhos) mas, infelizmente, os bichos são tão pequenos que não se vê detalhes suficientes pra dizer ao certo quais são. Olhando em AllExperts, eu tenho a impressão de que se trata deste mesmo mesmo caso. Eles foram identificados como prováveis "sawtoothed grain beetle" Oryzaephilus surinamensis (Silvanidae: Silvaninae) mas, infelizmente, eu tenho a impressão de que esta não é a identificação correta. Eu apostaria mais que se trata do aparentado "Foreign Grain Beetle" Ahasverus advena (idem).

Eles podem infestar grãos e produtos estocados, mas provavelmente estão relacionados a fungos que se desenvolvem no gabinete da pia ou por condensação nos canos. É preciso controlar esta umidade e os fungos que são consequência para poder controlar os besourinhos. Estas infestações são normalmente temporárias e eles não representam risco algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário