domingo, 22 de março de 2015

Mariposa Chrysodeixis em São Paulo

Cesar, como vai? Ainda bem que voltou, já estávamos nos sentindo órfãos. Seguem algumas fotos de uma que eu acredito seja uma falsa medideira, mas que andava como as mesmas. estavam em um pé de couve. Aparecem larvas grandes e pequenas. A maior empupou no dia seguinte que foi recolhida. Em uma das pupas, acabaram nascendo duas moscas varejeiras (que não consegui fotografar - fugiram). São daqui de casa, em São Caetano do Sul. Será que acertei parte da identificação? Abraços.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Elvenar, o nome das fotos dizia Noctuidae: Plusiinae: Argyrogrammatini. Certamente tudo está correto, ela deve ser considerada uma falsa-medideira e eu acredito, não sem dúvida, de que a espécie é Chrysodeixis eriosoma.

De acordo com Revista Rural:
Segundo informações da Organização Europeia e do Mediterrâneo de Proteção de Plantas (EPPO, sigla em inglês) as larvas desta praga são altamente polífagas, se alimentando de folhagem e frutos de muitas culturas. O alcance de hospedeiros inclui grão de bico, lucena, milho, batata, girassol, soja, tabaco, feijão, repolho, curcubitáceas, ervilhas, tomate e entre outras espécies ornamentais como coleus e crisântemos.
Obrigado pelo apoio, Elvenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário