segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Falso-Escorpião em Portugal

Saudações senhor Cesar Crash, estou a escrever porque esta manhã encontrei este bichinho na minha casa de banho... Inicialmente pareceu–me uma aranha comum mas aquando de uma observação mais detalhada apercebi–me que tinha umas piças nos membros frontais. Já estive a pesquisar um pouco no seu site e penso que seja uma aranha papa moscas mas posso esta equivocada. Não sei se poderá ser muito relevante mas eu vivo na periferia de Lisboa e a minha casa está rodeada por campos... Nos arquivos está presente uma fotografia com a minha unha para escala(sou apenas uma adolescente de 16 anos logo o animal era realmente pequeno). Aguardo pela sua resposta, obrigada.
Beatriz de Lisboa, Portugal.
Beatriz, este bichinho é um aracnídeo, mas de uma ordem um pouco desconhecida a Pseudoscorpiones (falsos-escorpiões); este é apenas o segundo do Insetologia. É interessante notar que, no caso das papa-moscas, os membros que se parecem com pinças, não tem pinças de fato e se tratam do primeiro par de pernas. No caso dos falsos-escorpiões, eles possuem os quatro pares de pernas normais e as pinças são os palpos, parte do aparelho bucal.

Naturdata nos mostra as famílias de falsos-escorpiões encontrados em Portugal e, das imagens disponíveis, me parece mais próximo Chthonius ischnocheles (Epiocheirata: Chthoniidae).

Alguns pseudoscorpiões têm glândulas de veneno, mas suas quelíceras são muito reduzidas para conseguirem fazer qualquer mal a uma pessoa. De acordo com chelifer.com, a espécie citada é "frequentemente muito comum em certas regiões da Europa, sendo encontrado debaixo de pedras, tijolos e outros detritos, bem como no solo de florestas e serrapilheira e, ocasionalmente, em ninhos de aves e outros animais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário