sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Licídeo e Espécies Miméticas no Rio de Janeiro

Caro César

Envio-lhe algumas fotos que suponho ser Lycidae, mas um deles (nº2) tem um par de antenas tão diferente que sugere ser outra coisa.


Abraços e obrigado antecipado

Licídeos são insetos odiados por predadores pelo seu gosto horrível. Um bicho que certa vez tentar comer um desses, passa a evitá-los e, consequentemente, outros bichos que se pareçam com eles. Eu já havia feito uma coletânea de links com imagens de diversos insetos mimetizando licídeos e uma outra com links apenas de cerambicídeos, além de postagens avulsas de insetos que os mimetizam. Resolvi juntar as imagens em uma única, um grupo realmente muito interessante.

Na ordem de leitura, o primeiro, foto maior é o único da turma que eu acredito que realmente seja da família Lycidae.

O segundo, das antenas diferentes é Cerambycidae, Malacoscylus sp. (Lamiinae: Hemilophini).

O terceiro é Chrysomelidae: Cassidinae: Chalepini, já tínhamos um da Deise de Brasília que tem as cores de licídeo. Este pode ser Chalepus sp.

Estes da linha de baixo me parecem mais difíceis. Em quarto, dou o palpite de Oedemeridae baseado em uma espécie australiana. Engana bem, mas o pronoto não se parece com o de um licídeo. As antenas e a textura nas asas me parecem idênticas ao australiano. Seu exemplar também mostra longos palpos labiais. Oedemerídeos são bem presentes no Brasil e no mundo, mas a maioria das espécies têm antenas "normais" e em nada lembram licídeos. Seria bom vê-lo por outros ângulos.

Em quinto, eu diria que o bicho é Cantharidae, provavelmente uma fêmea de Chauliognathus, embora haja um tal de Falsopolemius na Esalq que tem o mesmo padrão de coloração.

O próximo é um bicho bem interessante. Pra mim, ele é um vaga-lume da família Lampyridae, a ondulação nos élitros é bem característica.

Em último, certamente se trata de uma mariposa, meu melhor palpite é Erebidae: Arctiinae: Lithosini (= Arctiidae: Lithosiinae), mas não é muito difícil que seja de um outro grupo.

Este foi o máximo que consegui. Como era de se esperar, não foi possível colocar todos os marcadores que esta postagem necessitaria. Esta imagem com várias fotos dá um belo papel de parede para computador.

Atualização: A última foi identificada por dr. Vitor Becker como Lycomorphodes strigosa (Lithosiini: Cisthenina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário