segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"Bichinhos" na Bahia

Boa tarde, estou passando uns dias no Rio, na casa da minha mãe. Hoje vi um inseto na cortina do quarto que é muito estranho (nunca havia visto). Encontrei alguns deles na janela e pelo quarto e queria saber o que é e como me livrar deles.

Parece uma mini lagarta, com muitas perninhas mas é bem pequeno, medindo, aproximadamente, 1 cm de comprimento. É preto mas parece que tem um pontinho laranja ou vermelho no centro do corpo (quase imperceptível). Em uma das extremidades possui várias antenas com micro bolinhas nas pontas. É até bonitinho, mas nunca vi isso antes. E o pior foi que matei um deles com a mão pensando ser um pernilongo... 

Do lado de fora da janela tem uma árvore e é de um recreio de areia de um colégio (que está de férias). Fiquei preocupada se o bicho é perigoso e como já tem uma quantidade, preciso saber o que é. A foto não está boa. Recolhi alguns num potinho. Será que conseguem ajudar? 

Estamos em janeiro, pleno verão. 

Grata
Angela Fujiwara de Salvador, Bahia.
Angela, hoje estou postando muitas fotos cuja resolução não permite uma boa identificação. É impossível eu te dizer o que são os bichos na imagem.

Pra não ficar sem suspeita nenhuma, estas são larvas de Citheronia (Saturniidae: Ceratocampinae) no meu dedo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário