segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

"Besouro-Viola" em São Paulo

Caro Cesar Crash: 

Em janeiro de 2012 eu fotografei um inseto no Jardim Zoologico de São Paulo e postei no meu Facebook, até agora nenhum amigo conseguiu identificá-lo. Já o confundiram com a vespa-jóia e também me disseram se tratar de um inseto que em Jaraguá do Sul chamam de "gatinha". Afinal que inseto é este que está nas duas fotos que lhes envio.

Estou gostando muito do site que vou explorando aos poucos. Assim que obtiver a resposta deste pedido, tenho outro para lhes encaminha também de um bicho muito estranho. 

Muito grato, parabéns.
Edison Porto de Caçador, Santa Catarina.
Edison, este é um besouro serra-pau da família Cerambycidae, subfamília Cerambycinae e, muito embora eu acredite que a espécie é Compsocerus violaceus (Compsocerini), eu te peço que veja esta postagem sobre as muitas espécies semelhantes. Muitas destas espécies superficialmente semelhantes, começam a parecer bem distintas quando se atenta a detalhes, como em qual segmento das antenas o tufo de pelos está, ou a forma dos fêmures.

Algo que creio, nunca abordei aqui, talvez até por causa da dúvida acerca das espécies, é que C. violaceus é pra praga de importância econômica, suas larvas se desenvolvem em diversas espécies de árvores, muitas delas frutíferas, você pode ler sobre isto, neste documento.

Não sei se este é o inseto conhecido por gatinha. O nome comum que encontrei é "Besouro-viola ou Guitarrista", não sei o porquê (viola-ceus?). Seria interessante um estudo sobre a semelhança destas espécies, não encontrei nada sobre este besouro ser, de alguma forma, impalatável para seus possíveis predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário