quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Aranhas Cuspideiras no Rio de Janeiro

Pedido 1: Boa noite, 

Estou com uma suspeita de infestação em minha residência por aranhas marrons. As características de atividade no calor e noturna, teias mal feitas ou não feitas, esconderijos atrás dos portais das portas e fendas nos rebocos, batem com as pesquisas que realizei. 


Contudo, o tamanho das aranhas que encontro aqui são um pouco menores que as que vi em vídeo ou em imagens. E também descobri que estas aranhas vieram do sistema de esgoto, pois precisei concertar um encanamento e encontrei dezenas vivendo nestes canos, e não sei se este é um habitat delas (marrom). 

Hábitos identificados: 

- Foge a proximidade de contato, esconde-se rapidamente 
- Saem para fora do esconderijo no tempo quente 
- As maiores que encontrei não passavam de aproximadamente 2 cm 
- Encontrei também no quintal, onde ficam ferramentas e alguns entulhos 
- Encontrei várias no encanamento de esgoto(acredito que entraram na casa pelo ralo) 
- Tecem teias desorganizadas com um furo central 
- Aspecto marrom-avermelhado, com o abdômem quase preto. 

Fiquei em dúvida se seria do gênero loxosceles, mas encontrei aqui a Nesticodes rufipes e achei muito parecida...conseguem identificar pelas imagens? agradeço pela ajuda.
Pedido 2: Boa noite,

Enviei a alguns minutos um pedido de identificação com suspeita de ser aranha marrom. Tentando capturar a aranha avermelhada, encontrei no mesmo habitat( dentro da caixa de luz) esta que estou enviando nas fotos, que não sei tratar-se da espécie avermelhada mais jovem, ou da aranha marrom, devido ao corpo em formato de violino.
Carlos de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Carlos, pode haver uma certa diferença em tamanho ou coloração, mas todas as imagens me parecem de aranhas-cuspideiras Scytodes fusca (Scytodidae), no máximo são duas espécies diferentes de Scytodes, não representam perigo algum. Uma infestação certamente é muito indesejada, mas em pequenas quantidades são bem-vindas, estas aranhas são até capazes de capturar uma aranha-marrom com relativa facilidade.

Uma observação que me parece importante, é que não é a forma do corpo das aranhas-marrons que normalmente (normalmente...) são associadas a um violino e sim a marca escura que têm no cefalotórax e, inclusive, esta observação costuma se referir à espécie norte-americana L. reclusa. Ela não é visível em todas as nossas aranhas-marrons até por que algumas são bem escuras.

E quanto ao esgoto, posso dizer que eu encontrei uma aranha-marrom em caixa de esgoto no bairro vizinho ao meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário