sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aranha Armadeira no Ceará

Bom dia! 

Eu moro em um lugar que tem muitos bosques ao redor de casa. 
Apesar de existirem muitas lojas, casas e tudo o mais, é comum encontrar fazendas por aqui. 

Ano passado, estava voltando pra casa e (sempre por este caminho) atravessava uma rua que de um lado tem uma grande oficina de caminhões e do outro tem um centro de reciclagem, com muitas árvores dentro do terreno. Estava caminhando no escuro (porque a rua, naquela época, era um tanto mal iluminada) quando repentinamente senti um calafrio... pelo canto do olho, percebi que tinha uma "coisa" ENORME na parede, a poucos centímetros da minha cabeça! Lentamente me afastei da "coisa" sem fazer nenhum movimento brusco... e quando já estava a uma boa distância dela, pude olhar diretamente que a criatura era uma aranha ENORME! 

Ela era tão grande quanto uma caranguejeira, porém eu sabia na hora que não era uma. Só pensei em um nome: ARMADEIRA. 

Foi uma bênção divina que o bicho não tenha estranhado minha presença e pulado em cima de mim, uma vez que já li sobre o seu característico comportamento agressivo. 

Tirei uma lanterna da mochila, liguei meu celular e bati algumas fotos. A qualidade da imagem está bem precária justamente porque a lente do meu celular não é tão boa. 

Enfim, o enorme texto é para compartilhar esta minha experiência com as armadeiras. Obrigada pela paciência e espero que você possa me ajudar com a foto, Cesar Crash!
Amanda Lima Almeida de Eusébio, Ceará.
Amanda, a pequena silhueta realmente parece ser de uma fêmea de aranha-armadeira (Ctenidae: Phoneutria spp.). Não descartando a bênção divina, a verdade é que armadeiras não são assim tão agressivas. Elas não atacam se não se sentirem ameaçadas e, nesta situação, elas tendem a primeiro mostrar que sabem se defender ao invés de dar um bote. Seu relato é muito interessante por mostrar que estes bichos não são "monstros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário