sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Aranhas Nefilídeas em São Paulo

Olá Cesar, primeiramente parabéns pelo blog. 

Essa aranha, junto com muitos outros tipos, fazem teias no telhado da empresa onde trabalho. 
Infelizmente faz-se frequentemente um dedetização e a imagem que fica é terrível de tantas aranhas mortas, mas enquanto elas estão lá fazendo suas casas tiro umas fotos... Gostaria de identificá-las e compartilhar as imagens. 

Abraço!
Max de Jarinu, São Paulo.
      Max, temos na imagem aranhas diferentes mas, aparentemente, todas de uma mesma família: Nephilidae. É difícil pra eu avaliar todas, se são pequenas ou grandes à distância.
      Nas duas primeiras fotos, a maior, em evidência é uma aranha-do-fio-de-ouro Nephila clavipes. Não sei quem é a presa dela na primeira imagem, mas ao fundo, entre as pernas direitas (do lado esquerdo) dela, há uma Nephilengys cruentata. Ambas são aranhas muito comuns, mas a primeira na mata ou jardins, a segunda em edificações humanas.
     Na última imagem, pra mim, a maior próxima ao canto superior direito é uma N. clavipes e existe uma multidão de N. cruentata. Estes indivíduos grandes são todas fêmeas, os machos de ambas as espécies são bem pequenos, mas a multidão de aranhas deve ser, na maioria, filhotes.
     Nenhuma delas são aranhas perigosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário