terça-feira, 7 de outubro de 2014

Vespas Solitárias em Santa Catarina

Gostaria de saber qual espécie de vespa é essa? 
a vespa estava coletando plumas da planta e levando para o orifício que aparece na imagem.Obrigado
Juliano de Florianópolis, Santa Catarina.
     Juliano, não creio que vou conseguir determinar por esta única imagem por este ângulo. Que orifício é esse? Qual o tamanho dela? Pensei em Sphecidae, mas não me parece que elas construiriam ninhos em orifícios preexistentes, o que é mais comum em Vespidae: Eumeninae.
     Vou marcá-la como não identificada.

Atualização 09/10/2.014 - Juliano: Já vi abelha cortadeira ,mas vespa carregando folha é a primeira vez.
Essa vespa estava levando pedaços de folha para dentro da mangueira.
Gostaria de saber que espécie é essa.Obrigado
      Juliano, pra mim, estas imagens confirmam que ela é Eumeninae, o ângulo anterior não favorecia muito esta identificação. Não dá pra discernir, mas não pode ser uma lagarta amarelo-esverdeada o que ela leva para o orifício da mangueira?

Atualização 18/10/2.014 - Juliano: Desculpa incomodar de novo mais conseguir fotos passo a passo da vespa carregando pluma. Agora sim você vai conseguir identificar.Obrigado
      De fato, Juliano, creio que agora temos uma resposta convincente: Isodontia sp. (Sphecidae: Sphecinae: Sphecini) são conhecidas por levar plantas para seu ninho, ainda que sejam parasitoides de grilos e outros ortópteros. Não encontrei a fauna de Santa Catarina, mas para o Rio de janeiro, temos I. cyanipennis e I. costipennis.
     No entanto, estou notando um problema, na segunda e terceira imagem temos uma vespa diferente em outro lugar, certo? Pra esta, deve permanecer a identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário